ursopreto.com

Pantera Negra e o significado de seus 3 Oscars

Pantera Negra - Vencedor de 3 Oscar em 2019

Entre a noite do dia 24/02 e a madrugada do dia 25/02, a premiação do Oscar contemplou o filme Pantera Negra com três estatuetas douradas!

(Melhor Design de Produção, melhor Trilha Sonora Original e melhor Figurino)


O nome já sugestivo, Pantera Negra, leva o mesmo nome de um grupo afro-americano criado em 1964 com objetivo de lutar pelos direitos civis dos negros dos Estados Unidos da América.

Na mesma década de criação do Super Herói, havia também um grupo de linha de frente do exército estadunidense chamado “Pantera Negra”. Stan Lee, criador do herói, afirma que o nome não teria nenhuma ligação aos grupos citados. Fato contestado por milhares de fãs aficionados.

Representatividade:

O Filme foi e é um sucesso absoluto de crítica. Um dos filmes mais comentados de 2018 e que continua em alta até hoje. A cidade de Wakanda cativou o público e fez história nas bilheterias mundiais.

Pantera negra não é raso! 

O Filme traz a representatividade. Em primeiro plano, atores negros fodas, contracenando entre si – mulheres e homens que representam o continente mais miserável e injustiçado do planeta – mostram força e qualidade de uma produção atípica e rara.

Pantera Negra - Vencedor de 3 Oscar em 2019 3

Apesar de conter a fórmula da Marvel, Pantera Negra, mostra um mundo de alusão à cultura africana com maestria, um filme focado em expor a beleza singular de uma cultura engolida pelos colonizadores europeus.

Eu me sinto representado! Essa é a frase dita por milhões de crianças, adolescentes e adultos ao ver negros e negras sendo os principais atores e atrizes de um filme de super herói lançado em escala mundial, sendo este de alta qualidade.  O Exemplo é a representatividade aqui, é o exemplo que um jovem observa e absorve. “Eu sou negro e posso conseguir o que quiser, pois aquele ator e aquelas atrizes conseguiram e são incríveis”.

Premiar este filme é continuar representando sua popularidade, dando ainda mais visibilidade a um marco histórico pela sua grandiosidade cultural e motivacional, portanto, o peso destas estatuetas é muito merecido e muito simbólico historicamente falando.


Em seu sensacional vídeo, o Canal METEORO BRASIL explica a representatividade de Pantera Negra! 

Falta muito, mas meu filho vê as cara preta referência de super-herói

Rincon Sapiência – O Céu é o Limite!