ursopreto.com
Protagonista do Filme "Troia" montado num cavalo

Os 15 Melhores Filmes Medievais de todos os tempos

Os Melhores Filmes Medievais já produzidos no mundo nos levam a lugares traçados nas linhas de cadernos antigos de historiadores de século em século, são retratos da imagem que temos dos tempos antigos, onde guerras travadas por decorrência de conflitos diversos, ganham vida e, nem sempre coerência.

Por isso é tão importante selecionar os filmes medievais com muita atenção, assistir um filme medieval com incoerência, pode ser uma perda cultural pra quem não conhece e um desastre crítico pra quem entende do assunto.

Veja quais são os melhores filmes medievais de todos os tempos:

15 – Tristão & Isolda (2006)

6.8
Enquanto os clãs lutam pelo poder na Inglaterra da Idade Média – após a queda do Império Romano – o jovem Tristão, cujos pais foram assassinados, é adotado por seu tio, Lorde Marke, e vira seu maior guerreiro. Dado como morto, Tristão é encontrado e tratado pela bela Isolda, com quem troca juras de amor, mas mantém seu nome em segredo…

Diretor(a): Kevin Reynolds
Criador(a): Dean Georgaris

14 – El Cid (1961)

7.3
O herói lendário espanhol Rodrigo Diaz (El Cid) supera uma vingança familiar e intrigas da corte para defender Espanha cristã contra os mouros

Diretor(a): Anthony Mann
Criador(a): Fredric M. Frank (story), Philip Yordan (screenplay), Fredric M. Frank (screenplay), Ben Barzman (screenplay)

13 – O Nome da Rosa (1986)

7.8
Em 1327, o franciscano Guilherme de Baskerville viaja com o noviço Adso de Melk, seu discípulo, até uma abadia beneditina, isolada nos Alpes Italianos, a fim de se reunir com uma delegação papal e dirimir um debate teológico. Porém, depara-se com uma série de mortes suspeitas entre os monges beneditinos que, amigavelmente, o acolhem, decidindo tentar solucionar um mistério onde todos parecem ver uma obra diabólica.

Diretor(a): Jean-Jacques Annaud
Criador(a): Umberto Eco (novel), Andrew Birkin (screenplay), Gérard Brach (screenplay), Howard Franklin (screenplay), Alain Godard (screenplay)

12 – Arn: O Cavaleiro Templário (2007)

6.6
Um conto de poder, coragem e traição. O filme, ambientado na Suécia, conta a inesquecível história de amor de Arn Magnussson, jovem culto e exímio esgrimista, e Cecília, separados pela guerra entre cristãos e muçulmanos, quando ele é enviado como cavaleiro templário para a Terra Santa. Aprendendo a sobreviver e superar o sofrimento, eles jamais perdem sua confiança um no outro, nem a certeza de que se reencontrarão…

Diretor(a): Peter Flinth
Criador(a): Jan Guillou (novels), Hans Gunnarsson (screenplay)

11 – Robin Hood (2010)

6.7
Na Inglaterra do século XIII, Robin Hood e o seu grupo de aventureiros combatem a corrupção e o poder do cruel Príncipe João, que desafiava a vontade dos grandes barões e exigia para si mesmo o poder político absoluto. Esta é a história do herói cuja bravura perdurou na mitologia popular, incendiando a imaginação daqueles que partilham do seu desejo de justiça.

Diretor(a): Ridley Scott
Criador(a): Brian Helgeland (screenplay), Brian Helgeland (story), Ethan Reiff (story), Cyrus Voris (story)

10 – Coração de Cavaleiro (2001)

6.9
Após seu mestre morrer subitamente, o jovem William (Heath Ledger), um valoroso escudeiro, resolve substituí-lo em uma competição envolvendo combate com lanças. Para tanto passa a treinar exaustivamente e consegue convencer Chauncer (Paul Bettany), um escritor, a forjar para ele uma nobre árvore genealógica.

Diretor(a): Brian Helgeland
Criador(a): Brian Helgeland

09 – Rei Artur (2004)

6.3
Arthur é um cavaleiro que deseja deixar a Bretanha e voltar a Roma para viver em paz. Mas antes que possa realizar essa viagem, parte numa última missão ao lado dos seus cavaleiros. Nesta missão, toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que lidere a ilha e a defenda da ameaça dos Saxões…

Diretor(a): Antoine Fuqua
Criador(a): David Franzoni

08 – Macbeth (2015)

6.6
Macbeth (Michael Fassbender) é um general do exército escocês que trai o seu rei após ouvir um presságio de três bruxas que dizem que ele será o novo monarca. Ele é altamente influenciado pela esposa Lady Macbeth (Marion Cotillard), uma figura manipuladora que sofre por não lhe poder dar filhos.

Diretor(a): Justin Kurzel
Criador(a): Todd Louiso (screenplay), Jacob Koskoff (screenplay), Michael Lesslie (screenplay), William Shakespeare (play)

07 – Tróia (2004)

7.2
Em 1193 A.C., Páris (Orlando Bloom), príncipe de Tróia, provoca uma guerra ao raptar Helena (Diane Kruger), casada com Menelau (Brendan Gleeson), rei grego. A guerra que se seguirá irá permanecer para a história da Grécia e do mundo.

Diretor(a): Wolfgang Petersen
Criador(a): Homer (poem), David Benioff (screenplay)

06 – O Sétimo Selo (1957)

8.2
Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não…

Diretor(a): Ingmar Bergman
Criador(a): Ingmar Bergman (play), Ingmar Bergman (screenplay)

05 – O Mercador de Veneza (2004)

7.1
Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio…

Diretor(a): Michael Radford
Criador(a): William Shakespeare (play), Michael Radford (screenplay)

04 – O Último Samurai (2003)

7.7
Em 1870 é enviado ao Japão o capitão Nathan Algren (Tom Cruise), um conceituado militar norte-americano. A missão de Algren é treinar as tropas do imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura), para que elas possam eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região. Porém, após ser capturado pelo inimigo, Algren aprende com Katsumoto (Ken Watanabe) o código de honra dos samurais e passa a ficar em dúvida sobre que lado apoiar.

Diretor(a): Edward Zwick
Criador(a): John Logan (story), John Logan (screenplay), Edward Zwick (screenplay), Marshall Herskovitz (screenplay)

03 – Cruzada (2005)

7.2
Balian, um jovem ferreiro de luto pela morte da sua mulher e do seu filho, é encontrado por Godfrey de Ibelin, um cavaleiro do Reino de Jerusalém que lhe revela ser seu pai e oferece-lhe uma vida nova na Cidade Santa. Ao chegar, herda os bens paternos e esforça-se por auxiliar o rei cristão Balduíno IV, que está doente com lepra, a manter uma periclitante paz com os muçulmanos, liderados pelo sultão Saladino de Damasco.

Diretor(a): Ridley Scott
Criador(a): William Monahan

02 – Gladiador (2000)

8.5
Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

Diretor(a): Ridley Scott
Criador(a): David Franzoni (story), David Franzoni (screenplay), John Logan (screenplay), William Nicholson (screenplay)

01 – Coração Valente (1995)

8.4
No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson) na sua noite de núpcias. Para a vingar, ele resolve liderar o seu povo numa luta contra o cruel rei inglês Eduardo I (Patrick McGoohan) com o objetivo de libertar a Escócia da tirania.

Diretor(a): Mel Gibson
Criador(a): Randall Wallace