ursopreto.com
Filmes Sobre Racismo

Os 12 Melhores Filmes que falam de Racismo

Selecionamos os melhores filmes que, de alguma forma, retratam o racismo na humanidade em diferentes épocas e lugares.

Hoje estava navegando no youtube e me deparei com um vídeo de um dos canais que sigo normalmente, o título do vídeo era “Negro vs Branco – Pedindo celular emprestado“, se tratava de um teste social onde duas pessoas pediriam o celular emprestado para um estranho em momentos diferentes, para ver se o tal estranho emprestaria o celular para uma pessoa branca e em seguida para uma pessoa negra. (assista para tirar sua conclusões)

Os feitores do teste, na discussão decorrente do teste, deixaram claro ao estranho de que ele tem todo direito não querer emprestar o aparelho para outro estranho. Por esse motivo o estranho não pode ser acusado de racismo, porém, o teste pode ser visto como um teste social que “deu errado” ou “certo”, uma vez que mesmo não podendo definir o motivo de ele não emprestar novamente o aparelho celular para uma pessoa que em tese teria um problema maior para resolver, o estranho testado demostrou falta de apatia ao semelhante negro mesmo para a tal situação mais complicada…

E porque estou falando sobre isso? Simplesmente porque esse vídeo me despertou a vontade de criar este artigo que compila grandes filmes que falam de racismo no mundo.

Veja a lista do Melhores Filmes sobre Racismo

12 – Tempo de Matar (1996)

7.4
Uma garota negra de apenas 9 anos de idade é estuprada por dois racistas brancos completamente bêbados. Em um ato desesperado de ódio e vingança, seu pai mata os homens a tiros. Agora. Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson) irá a julgamento pelo assassinato de dois cidadãos brancos. É assim que a lei pretende tratar o caso…

Diretor(a): Joel Schumacher
Criador(a): John Grisham (novel), Akiva Goldsman (screenplay)

11 – Sombras (1958)

7.4
Nos anos 50, na cidade norte-americana de Nova York, Lelia, de pele moreno-clara, apaixona-se pelo branco Tony. O relacionamento começa a desmoronar quando ele conhece os irmãos da moça, todos negros.

Diretor(a): John Cassavetes
Criador(a): John Cassavetes

10 – Mississipi em Chamas (1988)

7.8
Mississipi, 1964. Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe) são dois agentes do FBI que estão investigando a morte de três militantes dos direitos civis. As vítimas viviam em uma pequena cidade onde a segregação divide a população em brancos e pretos e a violência contra os negros é uma tônica constante.

Diretor(a): Alan Parker
Criador(a): Chris Gerolmo

09 – O Sol é Para Todos (1962)

8.3
Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

Diretor(a): Robert Mulligan
Criador(a): Harper Lee (based on her novel “To Kill a Mockingbird”), Horton Foote (screenplay)

08 – O Pianista (2002)

8.5
Premiado em 2002 com a Palma de Ouro em Cannes e com três óscares da Academia, este filme é uma adaptação a partir da autobiografia do pianista polaco Wladyslaw Szpilman. Wladyslaw Szpilman interpretava peças clássicas numa rádio em Varsóvia, quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939…

Diretor(a): Roman Polanski
Criador(a): Ronald Harwood (screenplay), Wladyslaw Szpilman (book)

07 – Código Desconhecido (2000)

7.2
A narrativa é divida entre três grupos de pessoas: a atriz francesa Anne Laurent (Juliette Binoche), o marido dela e sogros; uma romena, Maria (Luminita Gheorghiu), luta para ter dinheiro para sua família voltar para casa; e Amadou (Ona Lu Yenke), um professor para crianças surdas-mudas que está em conflito com seu clã africano…

Diretor(a): Michael Haneke
Criador(a): Michael Haneke

06 – Não Dês Bronca (1989)

7.9
On the hottest day of the year on a street in the Bedford-Stuyvesant section of Brooklyn, everyone’s hate and bigotry smolders and builds until it explodes into violence.

Diretor(a): Spike Lee
Criador(a): Spike Lee

05 – O Ódio (1995)

8.1
Abdel, um gângster local, é hospitalizado após um motim, em que um policial perdeu sua arma. Seu amigo Vinz encontra-o e afirma que ele irá matar um policial se Abdel morrer.

Diretor(a): Mathieu Kassovitz
Criador(a): Mathieu Kassovitz

04 – 12 Anos  de Escravidão (2013)

8.1
Nos Estados Unidos pré-Guerra Civil, Solomon Northup, um negro livre de Nova Iorque, é raptado e vendido como escravo nos estados do Sul. Ali, irá lutar pela vida, pela liberdade e pela dignididade, enfrentando a crueldade do sistema esclavagista sulista mas também momentos de inesperada bondade.

Diretor(a): Steve McQueen
Criador(a): John Ridley (screenplay by), Solomon Northup (based on “Twelve Years a Slave” by)

03 – A Outra História Americana (1998)

8.5
Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é condenado pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.

Diretor(a): Tony Kaye
Criador(a): David McKenna

02 – Django Libertado (2012)

8.4
Django (Jamie Foxx) é um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão (Christoph Waltz), torna-se um mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa das garras de Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), charmoso e inescrupuloso proprietário da Candyland, casa no Mississippi onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos são colocados para lutar entre si.

Diretor(a): Quentin Tarantino
Criador(a): Quentin Tarantino

01 – A Lista de Schindler (1993)

8.9
A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um homem oportunista, sedutor, manhoso e simpático mas, acima de tudo, um homem bem posicionado no regime nazi que, apesar dos defeitos e ligações políticas, cpmpreendeu o drama humano dos judeus, tentando tudo para os salvar às custas, literalmente, da sua própria fortuna.

Diretor(a): Steven Spielberg
Criador(a): Thomas Keneally (book), Steven Zaillian (screenplay)