ursopreto.com

Como Transformar em Hábito a prática de Exercícios na Terceira Idade? (7 Dicas de Exercícios)

beneficios dos exercicios

Fazer exercícios regularmente é um hábito que traz benefícios impagáveis a saúde para pessoas de todas as idades e isso não é nenhum segredo. Mas para os mais velhos, pode ser a diferença entre vários anos de vida a mais.

Fazer exercícios depois dos 50 anos pode até não ter um começo muito animador, mas com acompanhamento de incentivo por parte da família, tudo pode ser apenas uma questão de hábito a cumprir, e convenhamos, nesta idade cumprir hábitos é uma das coisas mais comuns.

Como transformar os exercícios físicos em hábitos diários?

Assim como aprender de forma descontraída com vídeos no youtube, fazer exercícios em qualquer idade pode ser estimulada pelo prazer, já viu alguém que ama jogar futebol reclamar que correu muito na pelada?

Então fica fácil: basta procurar uma atividade agradável, mas tem que ser uma coisa muito prazerosa mesmo, daquelas que te fazem pensar e desejar logo que o outro dia chegue para poder fazer outra vez!

Seguindo esta linha de raciocínio, vamos listar alguns exercícios atribuídos a atividades prazerosas:

1. Natação livre: 

Recomenda-se que seja em piscinas que fiquem parcialmente na sombra, com outras pessoas, mas não muito lotada. Aulas são boas, mas se sentir livre é muito melhor.

Exercícios na água são ótimos para o fortalecimento das articulações e ossos, ajuda a evitar complicações relacionadas.

2. Bicicleta: 

Sem esquecer dos equipamentos de segurança, procure lugares onde há abundância de árvores e água ao redor. Locais planos e arejados são preferíveis.

Além dos benefícios que a natação traz, pedalar ajuda a ganhar massa muscular e fortalecer os joelhos e quadris.

3. Yoga:

Pra quem gosta de relaxar, esta atividade melhora a capacidade de concentração, força e equilíbrio, ajuda também a alonga e tonificar os músculos.

4. Caminhada:

Caminhar é, além de um hábito excelente para o convívio social, é importantíssimo para o aperfeiçoamento do ritmo cardíaco, respiração e postura.

O início das caminhadas geralmente são ‘fracos’, mas em poucos dias a diferença já será notável. É aconselhável  que dure entre 30 e 60 minutos.

5. Correr:

E porque não, correr? Depois de algumas semanas praticando caminhadas, pode ser que dê aquela vontade de dar uma corridinha, e isso é ótimo!

Além dos benefícios da caminhada, correr por alguns minutos pode significar a perda daqueles quilos excedentes, a gordura localizada, bom né?

6. Pilates:

Ajudando no ganho de flexibilidade, força e coordenação motora, o Pilates é altamente recomendável, tendo também benefícios anti estresse, um alivio excepcional nesta idade.

7. Alongamentos:

Alongar-se diariamente melhora a flexibilidade e circulação sanguínea, além de dar mais resistência e força para todas as atividades a serem realizadas diariamente.

É, sem dúvida, um dos exercícios mais importantes, pois auxilia todos os outros exercícios!

Conclusão:

Cada um deve praticar aquilo que gosta, se você se sente bem jogando Futebol, Basqete, Voêley e qualquer atividade física, pratique-a, é o principal caminho para se manter sempre na ativa a manter seu corpo saudável.

Lembre-se sempre de usar equipamentos de segurança e seguir orientações dos profissionais.