ursopreto.com

50% da Nova Equipe de Astronautas da NASA são Mulheres

Mulheres astronautas 2016

Essa é a primeira vez que acontece de o número total de astronautas estar equilibrado igualmente para os dois sexos. Se tudo correr bem, teremos esse ‘misto’ viajando sentindo a Marte já em 2030!

Até Marte são ‘apenas’ 56 milhões de quilômetros, uma viagem de cerca de nove meses(isso se não conseguirmos alguma tecnologia nova ou aperfeiçoada nos próximos 15 anos), e essa viagem só foi pensada e acelerada por conta da possível descoberta de água na superfície do planeta red. 

Para viajar para tão longe, os astronautas precisam estar em forma física e mental impecáveis. O Processo seletivo da NASA exigia no primeiro contato que os candidatos tivessem os requisitos básicos: Diploma nos campos da ciência, tecnologia, engenharia ou matemática, ter experiência 3 anos e resistência física para o treinamento. 

O processo de formação não é brincadeira, os candidatos passam por testes e mais testes dos mais variados, o intuito é simular uma viagem real, com turbulências e situações de difícil controle. São dois anos fazendo mergulhos em altas profundidades, voando com jets supersônicos e voos de avião em alta velocidade.    

Neste momento há 6 astronautas no espaço, nenhum deles é uma mulher(você pode conferir online quantas pessoas estão no espaço), mas depois do fim dos treinamentos desta nova equipe(2017), tenho a esperança de que acessarei essa página e verei o nome de uma das novas recrutadas.