ursopreto.com

7 Mitos e Verdades sobre o Forno Micro-Ondas

Atualmente, o Micro-Ondas é um dos utensílios mais usados  nas cozinhas de todo o mundo, serve, normalmente, para reaquecer alimentos frios e preparar alimentos instantâneos. 

imagem: Dan

O micro-ondas é também um grande gerador de dúvidas quanto ao seu uso, vários mitos e verdades se espalham por ai. Tire agora suas duvidadas sobre ele! 

1 – Podemos ficar na frente do micro-ondas enquanto ele está ligado? 
Fornos de micro-ondas são muito bem blindados para impedir que ondas possam escapar de alguma forma, por isso eles são tão seguros, mas nada funciona 100%, e pode acontecer de uma ondinha escapar, por isso, é melhor evitar de ficar olhando sua comida esquentar. 

2 – Aquecer alimentos no micro-ondas aumenta o risco de câncer?  
Não, até o momento não existem estudos que provam isso, nem mesmo evidências. O processo de micro-ondas, no modo mais popular, reage com as moléculas positivas e negativas da água, agitando-as e assim, aquecendo-as. 

3 – Alimentos aquecidos no micro-ondas perdem mais nutrientes?  
Não, esquentar um alimento a uma certa temperatura faz com que alguns alimentos percam algumas propriedades naturais e nutrientes, tanto no forno de micro-ondas, quanto no fogão à gás. O que vai mudar, basicamente, é o controle de temperatura, cujo há em todos os fogões, mas apenas em alguns micro-ondas. 

4 – O que não se deve colocar no micro-ondas?  
Não se deve colocar qualquer tipo de objeto metálico no forno. Há também alguns tipos de objetos que não resistem ao calor intenso, veja as indicações em cada embalagem. 

5 – Por que alimentos aquecem na borda e ficam frios no centro?  
Isso acontece devido a limitação das micro-ondas, essas ondas conseguem penetrar cerca de 2 centímetros e aquecem primeiro onde há mais líquidos. 

6 – Por que o Prato do micro-ondas gira?  
O prato foi projetado para girar porque as ondas se espalham de forma aleatória dentro do forno, fazer com que o prato gire, aumenta a possibilidade de aquecimento uniforme dos alimentos. 

7 – O que não se deve colocar no micro-ondas?  
Não há muita diferença na maioria dos casos, porém, vale lembrar que o aquecimento é limitado a 2cm de profundidade, o que pode prejudicar no preparo de alimentos mais pesados, como carnes e massas grossas. 

via- MV