ursopreto.com

6 Grandes Mitos na Cicatrização de Ferimentos

Fonte da imagem: reprodução A.L

Não deve haver discussão quando assunto é ferimento, deve-se sempre procurar um médico ou enfermeiro para a realização do procedimento correto no combate à possíveis inflamações e infecções, mesmo assim é muito comum que muitas pessoas conheçam diversos tratamentos caseiros passados de pai pra filho, de família pra família que, nem sempre são corretos. 

Conheça 5 mitos relacionados ao tratamento de ferimentos:

1 – Aplicar álcool para cicatrização ou tratamento de ferimento. 
Não se deve aplicar álcool em nenhuma lesão, muito menos uma bebida alcoólica. A solução é deixar que o ferimento cicatrize sozinho lavando com água e sabão.

2 –  Esfregar o ferimento ou aplicar arnica para a cicatrização. 
A arnica é um unguento homeopático com resultados psicológicos, já que estudos recentes comprovaram que não contribui para a cicatrização de ferimentos. Está tudo na cabeça da pessoa ferida e na de quem o aplica.

3 – Tomar leite para melhorar a intoxicação estomacal. 
Ingerir lácteos para melhorar uma infecção ou intoxicação no estômago é uma ilusão. A melhor solução é manter o corpo hidratado e consultar um médico.

4 – Colocar batata numa lesão por queimadura na pele. 
Nenhum remédio caseiro serve para tratar queimaduras, sejam verduras ou carnes de qualquer tipo. Você deve enxaguar a ferida com água à temperatura ambiente e consultar um dermatologista.

5 – Aplicar óleo, gelo ou creme dental numa queimadura ou irritação da pele. 
Os melhores conselhos sempre serão de um especialista e não os domésticos. Aplicar qualquer líquido ou substância nas queimaduras é um erro que muitos cometem. A única coisa que se deve fazer é lavar o local com água em abundância e consultar um médico imediatamente

6 – Aplicar Café ou Açúcar num sangramento para estancar o sangue.
Colocar café ou açúcar sobre o ferimento pode lhe render uma infecção muito grave. Em caso de sangramento grave, mantenha a parte do corpo afetada num nível mais alto que o coração e siga pro hospital mais próximo.  

Texto e fonte: 3M