ursopreto.com

Veja como funcionará o novo passaporte com chip eletrônico



O governo brasileiro começará a emitir o novo passaporte com chip eletrônico a partir do fim deste ano. O novo documento é parecido com o atual, mas na capa tem um símbolo, e na contracapa, um chip, que serve para armazenar informações sobre a pessoa, como nome, foto e impressões digitais.
Essa mesma tecnologia já é usada em países da União Europeia, Estados Unidos e Japão.
A maior diferença do novo passaporte vai ser sentida no desembarque internacional. Hoje, quando alguém chega com um passaporte eletrônico, o chip é lido por uma máquina. Os dados aparecem imediatamente na tela para serem verificados. As informações não precisam ser digitadas pelo atendente, o que economiza tempo.
O passaporte eletrônico, que, de acordo com a Polícia Federal (PF), é praticamente imune a falsificações, começa a ser distribuído a partir de dezembro e deve custar um pouco mais que o atual.
Ainda segundo a PF, cada passaporte tem até, no máximo, cinco anos de validade. À medida que o passaporte for vencer, quando for renovado, será expedido um modelo eletrônico.
Quem já testou o novo documento, como Eduardo Hosannah, diplomata que chefia a divisão de documentos de viagem do Itamaraty, diz que é hora de aposentar o velho passaporte carimbado. “Eu acho que o lugar desse passaporte é no museu. Vai ficar bonito lá”, diz.

Fonte/Creditos: G1.com